IMEDIATISMO

Meus filhos, muito tenho a dizer sobre crescimento, evolução, amor, compaixão, caridade e aceitação. Mas infelizmente muitos não estão preparados para entender a grandeza dessas virtudes. Observamos isso nos Terreiros, quando as pessoas procuram os Guias para resolverem seus imediatismos materiais e emocionais. Essas mesmas pessoas não querem ouvir sobre reformar-se interiormente, tão pouco esforçam-se para aceitar suas provações com resignação e labor. Querem trabalhos feitos, despacho na encruzilhada… Pagam o que for preciso para terem suas vidas “endireitadas” de acordo com o esperado.

Isso me faz recordar, há tempos, uma filha que chegou no Terreiro pedindo ajuda. Dizia que estava sofrendo ameaças de morte. O desespero era tanto, que chorava compulsivamente. Pude ver em seu campo áurico muitas larvas e miasmas astrais, a maioria produzida por ela mesma. Obsessores a influenciava, drenando suas energias vitais, o que a deixava mais vulnerável e esgotada.

Não tinha dúvida, todo sofrimento que estava passando foi atraído por ela mesma. Estava registrado em seu corpo espiritual todas as impurezas de pensamentos, atitudes e sentimentos negativos cultivado ao longo dos anos. Na verdade, não tinha nenhum perigo físico eminente ocorrendo a essa irmã, mas suas perturbações eram tão grandes que se sentia perseguida por pessoas encarnadas.

Fumegando meu cachimbo, baforava em sua direção na intenção de aliviar tamanha densidade energética que essa filha trazia. Falei muito sobre Cristo e o Evangelho libertador; fiz alguns trabalhos de queima de energias deletérias, suavizei seu coração com um galhinho de arruda… Enquanto isso, equipes espirituais resgatavam alguns irmãos obsessores que a acompanhava, intentos de favorecer a recuperação e esclarecimento a esses irmãos. Mas essa filha precisava de tratamento mais extenso, foi quando pedi para que fizesse os tratamentos espirituais:

– A filha precisa fazer alguns tratamentos…

– Sim, farei o que me pedir desde que minha vida mude imediatamente!

– Minha filha, as mudanças não acontecem da noite para o dia; exige esforço, fé, confiança, paciência e muito determinação…

Nêga véia sentiu certo desinteresse e desconfiança vindo dela, pois em seu entendimento, a Umbanda era para resolver os problemas rapidamente e não evangelizar e conscientizar. Era para a Entidade pedir alguns materiais, uma quantia em pataco (dinheiro) para ser executado o trabalho e pronto, o mais tardar em uma semana tudo seria resolvido.

Quanta ilusão quem pensa dessa maneira, quanta ilusão quem procura a resolução de seus imediatismos através de magia mal direcionada. Poucos são os que procuram crescimento interior, aceitação de Deus na vida, pois quando se aceita Deus, também aceita suas provações, entendendo que elas servem como meio de crescimento e resgate. Sinto pena dos filhos que largam a essência divina por impaciência, pois estão procurando cortar caminho na busca dos resultados rápidos por meio de magia desprendida de merecimentos, e isso não existe. O que existe à aparente calmaria, pois alguém mau intencionado está segurando sua cruz por um tempo, mas ela retornará, e com certeza mais pesada que anteriormente. Então não se iludam filhos de Zambi, o melhor caminho é o do amor e aceitação dos desafios que a vida apresenta, fortalecendo-se pelas mãos amorosas do Pai.

Antes dos filhos encarnarem, escolheram o gênero da provação a passar na Terra e todos aceitaram aliviados de ter a oportunidade de estarem aqui. Então aproveitem enquanto há tempo, a encarnação é um momento precioso para o Espírito que busca progredir.

A filha que não aceitou os tratamentos que propus, saiu do Terreiro com a intenção de buscar um lugar “forte”, isto é, o imediato. Confesso que ela achou um lugar onde satisfez seus anseios e sua vida melhorou por um tempo, reforço, por um tempo. Hoje a vejo novamente sentada na assistência esperando ser atendida, mas com uma diferença, a sua cruz está mais pesada que o primeiro dia em que a vi, no entanto em seu coração cansado de ser ludibriado existe o impulso da vontade de modificar-se. Pois a semente que foi lançada na primeira vez que conversamos ficou em sua terra árida, esperando ser adubada e aguada, agora chegou o momento de trabalhá-la.

Assim como ela, nos deparamos constantemente com filhos que entram nos Terreiros em busca do imediatismo. Entretanto uma Casa de Deus tem o dever de conscientizar os filhos da Lei do esforço e do trabalho, do amor e do progresso… Todavia, quando se deparam com esta situação viram as costas e vão em busca de lugares “fortes” que atendam seus anseios e vaidades. A esses filhos, a carne fala mais forte, o apego material e sentimentos superficiais ainda os escravizam, precisando sentir na própria pele que: quem não vem por amor, um dia vem pela dor.

Meus filhos, Terreiro forte é aquele que está no encalço de Jesus, aquele que lhe fornece ferramentas para seu crescimento, lhe dá esperança e lhe mostra que a fortaleza está dentro de você. A Umbanda sendo uma religião, lhe oferece as armas evolutivas e se alia ao seu crescimento, mas precisa ter a força de vontade do filho.

É como um médico que prescreve o tratamento adequado para o restabelecimento da saúde, mas o paciente por sua vez não se esforça para realizar todo o recomendado, consequentemente o corpo não terá força para lutar, agravando assim a doença. Ou você escolhe seguir lutando, desenvolvendo e fortalecendo os valores espirituais ou se entregando aos becos ilusórios do ego e da presunção.

Sua vida está em suas mãos e muitos torcem por sua degradação, mas tenha certeza que existe muito mais lutando para a sua ascensão. Se o paciente cumprisse sua parte, com certeza, estaria gozando de saúde ou suavizando suas dores. Por isso não se enganem meus filhos e acreditem, têm mais Zambi a dar do que o diabo a lhe tomar, basta se esforçar.

A Umbanda dá aos filhos fadigados dos caminhos tortuosos, sedentos do amor de Deus e da espiritualidade consoladora e verdadeira, todo material para construção de sua estrada que levará a felicidade eterna.

A Umbanda é magia nas danças, nos cantos, nos trabalhos dos Guias, na defumação, nas oferendas, nos passes, nas grafias, na utilização dos elementos da natureza, na manipulação de energias, nos tratamentos…

A Umbanda é conscientização, onde se busca o conhecimento da vida espiritual, conscientizando-o da busca incessante da evolução por meio do Evangelho, do estudo e do esforço…

A Umbanda é religião, onde religa sua essência divina com o Criador.

A Umbanda é amor, virtude primordial para ascensão.

A Umbanda é hospital, onde cura e alivia seus filhos.

A Umbanda é caridade, a manifestação dos espíritos, dos médiuns e de todos que trabalham para o conforto e alivio de irmãos necessitados.

A Umbanda é paz.

A Umbanda é luz.

A Umbanda é evolução.

A Umbanda é Cristo agindo!

Vovó Branca de Aruanda
Mensagem recebida por Mãe Kátia
(Sacerdotisa Dirigente do Templo Espiritualista Luz do Amor Divino)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *