A MENSAGEM DA LINHA DAS CRIANÇAS NA UMBANDA

O mês de setembro, para nós, umbandistas e candomblecistas, é um mês de muita alegria, doce e renovação, aliais, está é uma das poucas datas na Umbanda em que os adeptos se juntam em um só pensamento para comemorar o Orixá Ibeji e as Crianças espirituais. Digo isso pelo motivo de outras comemorações dependerem do sincretismo do local, por exemplo: Oxum, para alguns, é sincretizada com Nossa Senhora da Imaculada Conceição (08/12), e para outros, com Nossa Senhora da Aparecida (12/10). Já Ibeji, é somente sincretizado com São Cosme e São Damião em todo lugar, gerando assim uma grande confraternização universal dos seus adeptos que se voltam aos encantos e magias deste Orixá e seus mensageiros.

As crianças na Umbanda se apresentam para nós, trazendo a mensagem da PUREZA e ALEGRIA DE VIVER, nos mostrando a capacidade que temos de alcançar nossa pureza interior, pois o objetivo de estarmos encarnados é o progresso do espírito, e, se estamos neste planeta de provas e expiações, está aí a mensagem da Criança para nossa evolução.

A palavra EXPIAÇÃO vem do prefixo EX = EXTRAIR e PIA = PUREZA, que tem o significado de extrair a pureza que há dentro de nós através da ação. É uma ferramenta de Deus para purificarmo-nos de erros cometidos pelo desamor em existências passadas, nos convidando a retornar ao caminho do amor pelo amadurecimento.

ALEGRIA vêm do latim: alacer = vivaz, animado, contente, ânimo; ou do grego que foi associado a um homem alegre: phyo = fecundo, algo produtivo. Ou seja, alegria é a vivacidade de ser produtivo perante das adversidades da vida, nos convidando a enfrentar os obstáculos com mais leveza e bom ânimo.

Quando falamos em alegria de viver, o sinônimo que mais se aproxima e representa esta frase é o ânimo. A palavra Ânimo quer dizer: princípio espiritual da vida intelectual e moral do homem, alma, princípio vital, espírito, razão, bom senso, senso comum, pensamento, intenção, disposição, vontade, inclinação, qualquer movimento impetuoso da alma…

Daí podemos entender que, a alegria de viver – principal mensagem das Crianças espirituais – é algo mais profundo do que um simples contentamento. É a vivência da Alma em harmonia com as Leis Divinas; é ânimo de seguir com disposição, vontade e vitalidade, extraindo através da ação a pureza interior, buscando ser produtivo naquilo que a vida nos impõe para nossa evolução.

Assim, quando chegamos num Terreiro de Umbanda e nos deparamos com essa linha de trabalho, nos encharcamos de vida, alegria e ânimo. Com seus doces e brincadeiras, nos passam a mensagem de afetuosidade, bem-estar e esperança, despertando em nós a doçura, ternura, prazer e confiança.

Quando sentamos na frente deles, nos permitimos ser crianças por alguns minutos, deixamos de lado nossos egos e sentimos a pureza de sermos felizes com muito pouco, reforçando que é na simplicidade que encontramos a felicidade.

Ao saímos de uma Gira de Crianças, saímos refeitos, com o sentimento leve e a vida com tons mais coloridos, deixando a sensação de um bem-estar prodigioso.

As Crianças na Umbanda nos ensinam que é um prazer viver. Independente dos problemas que enfrentamos, devemos viver com disposição e aprazimento, sem nunca perder a ternura e docilidade da Alma, buscando através da pureza, a capacidade de desenvolvermos as virtudes que nos levarão ao entendimento da nossa existência.

Jesus, nosso Divino Oxalá, nos ensina que só veremos, ou melhor, vivenciaremos o amor de Deus quando nossos corações se tornarem puros: “Bem-aventurados os puros de coração, por que eles verão a Deus”.

A criança é a representação desta pureza. Pureza que deve estar embasada na humildade, perdão e simplicidade, removendo toda forma de orgulho e egoísmo – as maiores chagas da humanidade.

Que a mensagem das Crianças espirituais seja exemplo de força, leveza e transparência, para elevarmo-nos espiritualmente, alcançando o alvo principal que é extrair da nossa alma: o AMOR DIVINO.

Desejo uma linda comemoração a todos meus irmãos Umbandista, regado de muito doce e animação (ânimo). E se tiver a oportunidade de sentar na frente de um destes grandes espíritos, permita-se renovar, transformar e purificar.

Axé!

Mãe Kátia
Sacerdote Dirigente do Luz do Amor Divino

Ao compartilhar os textos e as imagens atribua os créditos a @mae_katia e @andreadiasfotoevideo

TEMPLO ESPIRITUALISTA LUZ DO AMOR DIVINO – UMBANDA

© Copyright 2022-2023 Templo Espiritualista Luz do Amor Divino – Todos os direitos reservados